segunda-feira, 18 de junho de 2012

O Lúdico na Matemática, ... não é brinquedo não!



O papel do "jogo" é importante na Educação Matemática. "Ao permitir a manifestação do imaginário infantil, por meio de objetos simbólicos dispostos intencionalmente, a função pedagógica subsidia o desenvolvimento integral da criança".( Kishimoto, 1994, p.22). Os jogos constituem uma forma interessante e criativa de propor problemas, pois são apresentados de modo atrativo o que favorece o planejamento de ações, a elaboração de estratégias de tentativas de resolução e busca de soluções. No jogo o critério de certo e errado é decidido pelo grupo, o que permite buscar novas alternativas de resultados, exercício da argumentação e a organização das idéias e do pensamento.
Os jogos contribuem para a formação de atitudes e valores morais, para a autonomia e socialização, estimulando o desenvolvimento do raciocínio lógico.
A Matemática é pensada de forma lúdica de modo a tornar o seu ensino e a sua aprendizagem o mais natural possível. O ensino lúdico pode ser um dos métodos mais eficazes pois reproduz o melhor possível os processos cognitivos. O jogo oferece uma motivação extra a uma disciplina tão “mal amada” como a Matemática.
Ser seduzido por este espírito é compreender que a matemática não é uma ciência isolada sem relação com a vida real. A aprendizagem lúdica da matemática é semelhante à experiência de uma primeira descoberta, um sentimento quase infantil que uma vez sentido dificilmente será esquecido.Depois de experimentar o fascínio da matemática lúdica nasce o gosto pela matemática e o desejo de aprender mais.

Um comentário:

  1. Falar do trabalho da professora Renata é muito prazeroso e gratificante, pois aprendi muito com ela no curso Pró-letramento em matemática é criativa, segura, dinâmica e muito centrada no que faz. Ficou ótimo o slide que você fez sobre o lúdico na matemática.Parabéns e sucesso!
    Beijos Célia Maria.

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