Água Potável é aquela que reúne características que a coloca na condição própria para o consumo do ser humano. Portanto, a água potável deve estar livre de qualquer tipo de contaminação.
A água potável pode ser de uma fonte natural, desde que não haja nenhum tipo de contaminação em sua nascente ou percurso. Pode ser também obtida através de um processo de tratamento físico e ou químico. Nas cidades, este processo é realizado nas ETAs (Estações de Tratamento de Água).
Dependendo da qualidade original da água, um ou mais processos de tratamento são aplicados. Entre os principais processos de tratamento de água, podemos citar: decantação, filtração, fluoretação, desinfecção e floculação.
A turma do 4º ano "B" em Ciências, preparou um filtro natural usando uma garrafa pet cortada ao meio: algodão; pedras pequenas; pedras grandes; areia fina e areia grossa. Com o objetivo de filtrar a água com impurezas, mas lembrando que essa água não é potável. É uma forma de demonstrar que não podemos tomar água com impurezas, que é preciso fazer um tratamento antes de ser consumida.
Filtração - É quando a água passa por filtros com camadas diversas de seixos (pedra de rio) e de areia, com granulações diversas e carvão antracitoso (carvão mineral). Aí ficarão retidas as impurezas mais finas que passaram pelas fases anteriores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário